sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ronaldo: 35 anos de um Fenômeno!

Ronaldo comera golaço na Villa Belmiro
(Imagem: territorioeldorado.limao.com.br)
Nascido em 22 de setembro de 1976, Ronaldo completou essa semana 35 anos. O garoto humilde de Bento Ribeiro, não imaginava que sua vida seria tão cheia de conquistas. E que se tornaria depois de Pelé e Maradona, o maior jogador de todos os tempos.

A CARREIRA: Ronaldo, começou como profissional no Cruzeiro-MG em 1993, onde ganhou a copa do Brasil daquele ano e o campeonato Mineiro de 1994. Seu talento o levou à Seleção de Parreira Tetra-campeã nos EUA.

Após sua aparição no Cruzeiro e a convocação para a Copa do Mundo, Ronaldo logo chamou à atenção dos Europeus, e não demorou muito para ir jogar fora. O clube foi o PSV da Holanda.

Jogando na Holanda, Ronaldo apareceu para o mundo, com um talento raro, onde levou o PSV ao título da então chamada Copa dos Países Baixos (uma espécie de Copa Europa).

Em 1996, após grande temporada na Holanda, o já conhecido Ronaldinho, acertou sua transferência para um dos times mais conhecidos do Mundo, o Barcelona.

Na equipe da cataluña, Ronaldo Copa da Espanha, Super-copa da Espanha e a Recopa Européia, no Barça foi onde também ele ganhou o seu codi-nome Fenômeno! Por seus dribles desconsertantes e suas arrancadas magníficas.

Em 1998, Ronaldo teve um convite para defender a Internazionale de Milão, e não pensou 2 vezes, se transferiu para a Itália.

Na Inter, Ronaldo ganhou sua primeira Copa UEFA, e infelizmente também foi onde conheceu sua primeira lesão grave. Rompendo os ligamentos do joelho.

Muitos críticos da época apontaram o fim de Ronaldo para o futebol. mas fazendo jus ao apelido, Fenômeno, na Copa do Mundo de 2002, Felipão então técnico da seleção, o convocou para a disputa do mundial no Japão. E Ronaldo simplesmente arrebentou na Copa, levando o Brasil ao seu 5º título em copas do Mundo e sagrando-se Penta-campeão Mundial.

Após a Copa, Ronaldo voltou ao topo, e logo foi procurado por grandes clubes da Europa, sua opção foi o Real Madríd.

Na equipe Merengue Ronaldo  ganhou a Copa Intercontinental de 2002, o campeonato espanhol de 2003 e 2007 e também a Super-copa da Espanha, 2003.


Fonte: pt.wikipedia.org
No Real Madrí, o Fenômeno fez parte de um time que era chamado de galáctico, pois além de Ronaldo, o Real também contava com Zidane, Roberto Carlos, Figo, Raúl e Beckham.

Em 2006, Ronaldo participou mais uma fez da Copa do Mundo, onde a equipe do Brasil era a favorita ao título, porém, ao lado de seus companheiros não corresponderam e a Seleção caiu nas quartas-de-final diante da França, que seria vice-campeã daquele ano.

O lado positivo, é que Ronaldo, após marcar um dos gols na vitória de 3 x 0 contra Gana, se tornou o maior artilheiro de todas as copas, título que defende até hoje.

Ao fim de 2007, Ronaldo acerta sua ida para o Milan e mais uma vez, tem uma grave lesão, e todos de novo dizem que será o fim de Ronaldo para o futebol.

Como lesão era grave, o Milan reincidiu, o contrato com o Fenômeno, foi uma fase muito ruim da vida de Ronaldo.

Quando todos estavam certos de que Ronaldo não iria mais jogar futebol. O atleta surpreende À todos ao acertar um contrato com o Corinthians.

Algo que mexeu com o marketing do Futebol e surpreenderam à todos mundo à fora.

No Corinthians, obvialmente, Ronaldo não foi o mesmo de Barcelona e dos bons tempos de seleção, visivelmente fora do peso, o fenômeno sofreu com as brincadeiras feitas pela imprensa. Porém, mais uma vez, o fenômeno respondeu dentro de campo. E levou o Corinthians ao título Paulista de 2009 e também a conquista da Copa do Brasil, o que fez o Timão voltar à Libertadores depois de 3 anos. E marcando lindos gols como o da final contra o Santos pelo Paulistão e o da final contra o Internacional na Copa do Brasil.

Em 2010, Ronaldo, não conseguiu ter o mesmo rendimento de 2009 e já começou a ser questionado pela torcida, ainda mais quando o Corinthians foi eliminado pelo Flamengo em pleno Pacaembu.

No ano de 2011, Ronaldo conseguiu convencer seu amigo Roberto Carlos a assinar um contrato com o Corinthians para o ano do centenário. Porém, mesmo com um elenco de estrelas o Timão apenas ficou em 3º no nacional, o que obrigou a equipe à disputar a pré-Libertadores.

Na pré-Libertadores, o Corinthians mais uma vez decepcionou, perdendo para o modesto Deportos Tolima, o que gerou fúria da torcida, e fez Ronaldo se aposentar de uma vez por todas, talvez não tenha sido a maneira que ele imaginava parar, mas depois de frequentes ameaças e de saber que poderia manchar sua imagem, caso continuasse jogando, o Fenômeno resolveu pendurar as chuteiras.

Mas Ronaldo, ficará para sempre marcado em nossas memórias, como um dos melhores jogadores que o mundo já viu jogar. Parabéns Ronaldo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário