terça-feira, 30 de agosto de 2011

Edgar Davids, o incansável!

(Imagem: esdavids.com)
O ídolo de hoje do "eu e o futebol" é EDGAR DAVIDS, ou simplesmente Davids.

Edgar Steven Davids, ou simplesmente Davids foi um famoso jogador que atuou nas décadas retrasada e passada. Nascido em março de 1973 no atual Surinami, Davids iniciou sua carreira nas categorias de base do holandês AJAX, clube que ficou entre 1992 à 1996, onde fez 106 partidas e marcou 20 gols.

Com uma característica de um jogador incansável, Edgar chamou atenção por sua facilidade em roubadas de bola e saída de jogo rápido, além de uma potência do seu chute, ala Roberto Carlos. Com essas qualidades, logo chamou atenção da comissão técnica Holandesa, o que fez o volante se naturalizar Holandês e defender a seleção do País Baixo.

Se destacando no Ajax, logo veio uma proposta de um grande clube europeu, o Milan. Infelizmente no clube italiano não fez grandes jogos, e como não tinha muito espaço acabou se transferindo novamente para outro grande italiano, a Juventus, clube que pagou na época cerca de 5 milhões de libras pelo Holandês.

Na "Velha Senhora, davids conseguiu voltar a apresentar seu grande futebol, e ajudou a Juventus a conquistar a Liga dos Campeões e ao vice-campeonato italiano, ambos em 2003.

Não demorou muito e logo chamou atenção de outro grande clube, o Barcelona, clube que Davids foi defender por empréstimo. No clube espanhol, Davids foi fundamental, pois participou do ressurgimento do Barcelona, que há muito tempo não fazia uma boa temporada, deixando o clube com o vice-campeonato espanhol.

Davids não quis permanecer na Espanha e acabou se tranferindo para a Inter de Milão, em um contrato de 3 temporadas, na Inter o Holandês não conseguiu se firmar, pois não apresentou o futebol que o levou a ser considerado um dos melhores hogadores do mundo.

E então das 3 temporadas que havia assinado, Davids permaneceu apenas 1, onde mais tarde se transferiu para o Tottenham da Inglaterra. Na equipe inglesa, Edgar ficou durante uma temporada e meia, e foi um dos grandes jogadores da equipe, se tornando até ídolo da torcida.

(Imagem: inter-loucos.blogspot.com)
Em 2008, já no final de carreira, Davids resolveu retornar ao clube que o revelou, o Ajax. Clube em que ficou mais uma temporada, e oscilava em suas atuações. Então o Holandês resolveu parar.

Porém depois de 2 temporadas afastado dos gramados, Davids acerta com o Crystal Palaca, clube que estava à época disputando a segunda divisão inglesa. Fez um contrato, onde recebia por jogo, e logo acabou se desentendendo com companheiros de equipe e acabou encerrando sua carreira definitivamente.

NA SELEÇÃO: Na Holanda, Davids foi ídolo e jogou ao lado de feras como Van Der Sar, Bergkamp, Kluivert, Makaay, Van Nistelrooy e outros renomados jogadores.

Não conquistou nenhum título com a seleção, mas, a Holanda enchia os olhos dos apaixonados por futebol, e é por isso que ele ficará marcado na história do esporte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário